v. 15 (2019)
Artigos

Informação como evidência e saúde mental: hashtag "cut4zayn" e automutilação juvenil

Gabriel Meneguelli Soella
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografia
Pedro Ernesto Fagundes
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografia

Publicado 24-12-2019

Palavras-chave

  • informação-como-coisa,
  • hashtag,
  • saúde mental,
  • consumo,
  • interdisciplinaridade.

Como Citar

Soella, G. M., & Fagundes, P. E. (2019). Informação como evidência e saúde mental: hashtag "cut4zayn" e automutilação juvenil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15, 252–265. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1354

Resumo

O presente estudo foi realizado por meio da recuperação de “informação-como-coisa” enquanto “evidência” em Michael Buckland (1991). Foca-se nas evidências de automutilação juvenil decorrente do “fenômeno informativo” da saída de Zayn Malik do grupo musical One Direction. Fenômeno este, agrupado e recuperado por meio da hashtag “Cut4Zayn”. A metodologia consiste no método indiciário de base psicanalítica aplicado à Ciência da Informação por meio de estratégias de triangulação entre Ciência da Informação, Psicanálise e Sociologia. A análise crítica foi realizada por meio de Aldo Barreto (2008) e Tefko Saracevic (2008) em diálogo interdisciplinar com o fetiche da mercadoria em Karl Marx (1996), a psicanálise de Sigmund Freud (1969) e das autoras: Cecília Orsini (2011); Márcia Rodrigues (2013); e Marta Cardoso (2016). As quais, dissertam acerca da dimensão psicossocial empregada para analisar as evidências do fenômeno.