v. 15 (2019)
Artigos

Atividade de biblioterapia com usuários dos Centros de Atenção Psicossocial da Biblioteca Central da UFSC

Ricardo de Lima Chagas
Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
Daniella Camara Pizarro
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Biografia

Publicado 24-12-2019

Palavras-chave

  • Biblioterapia,
  • Saúde mental,
  • Centros de Atenção Psicossocial (CAPS),
  • Biblioteca Central (BC/UFSC)

Como Citar

Chagas, R. de L., & Pizarro, D. C. (2019). Atividade de biblioterapia com usuários dos Centros de Atenção Psicossocial da Biblioteca Central da UFSC. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15, 72–91. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1351

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo relatar a experiência de uma atividade de biblioterapia realizada na Biblioteca Central da UFSC, com os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município de Florianópolis. O estudo mostra, também, a importância do diálogo e das ações entre instituições distintas como uma maneira importante de se pensar a interdisciplinaridade no campo da Biblioteconomia e da área da Saúde Mental. A atividade de biblioterapia foi desenvolvida por meio da leitura de duas obras pré-selecionadas: “O trem da amizade” de Wolfgang Slawski e “O menino Nito” de Sonia Rosa. Este relato aponta para a importância da biblioterapia como uma ação que pode proporcionar a catarse, liberando emoções e afetos que muitas vezes se encontram reprimidos nos sujeitos. A leitura possibilita a abertura de novos horizontes e permite ao leitor a construção do seu mundo interior como afirmação e empoderamento. A construção deste relato de pesquisa teve como motivação principal, o eixo temático 2: Ninguém fica para trás, do 28º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação.