v. 15 (2019)
Artigos

Clubes de Leitura em movimento: integração nas bibliotecas do IFPR

Caroline Candido Veroneze
Instituto Federal do Paraná
Jeanine Geraldo Javarez
Instituto Federal do Paraná

Publicado 24-12-2019

Palavras-chave

  • Mediação de leitura,
  • TICs,
  • Mulheres

Como Citar

Veroneze, C. C., Javarez, J. G., & Nadal, L. M. K. (2019). Clubes de Leitura em movimento: integração nas bibliotecas do IFPR. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15, 314–326. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1350

Resumo

A biblioteca escolar tem diversos papéis na escola e na comunidade em que está inserida. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, em 2015, apenas 19% dos entrevistados citaram bibliotecas como lugares em que costumam ler livros. A promoção de atividades culturais pode auxiliar no aumento desse indicador, atraindo o público interno e externo à instituição. Professores e bibliotecários curiosos e criativos podem fazer mais em prol desse ambiente escolar, organizando e instigando projetos, eventos, ações culturais e de incentivo à leitura. Pensando nisso, as bibliotecas dos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) desenvolvem uma série de atividades que atraem a participação das comunidades externa e interna, que vão desde exposições artísticas a jogos que envolvem o fomento à leitura e à literatura. Nos campi Pinhais e Jaguariaíva, os Clubes de Leitura são projetos que visam a aproximação de indivíduos em torno do ato de ler. Em 2019, esses clubes organizaram-se para um primeiro encontro, com a temática Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado em março, realizado em abril, via videoconferência, com apresentação de vídeos e uma dinâmica em formato de jogo. A ação foi bem avaliada pelos campi e pretende-se continuar com atividades similares.