v. 16 (2020)
Artigos

Sequência didática na formação de leitores: uma proposta para a mediação da leitura literária em bibliotecas

Patrícia Vargas Alencar
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO
Biografia
Isabela Maria Arantes
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO
Biografia
Lilian Cristina da Silva Ramos Casimiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO
Biografia
Marcia da Silva
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO
Biografia

Publicado 29-05-2020

Palavras-chave

  • Leitura literária. Mediação. Sequência Didática.

Como Citar

Alencar, P. V., Arantes, I. M., Casimiro, L. C. da S. R., & Silva, M. da. (2020). Sequência didática na formação de leitores: uma proposta para a mediação da leitura literária em bibliotecas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 16, 1–17. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1322

Resumo

Esta pesquisa apresenta a sequência didática como proposta para ser adotada por mediadores na formação literária. Para tanto, focaliza o papel do mediador na formação do leitor. Une-se aos trabalhos que já assinalaram a importância do planejamento de ações para a educação literária já que aponta evidências de que a sistematização de estratégias para a mediação da leitura, por intermédio da sequência didática, favorece, significativamente, o interesse pela leitura de gêneros literários por parte dos leitores. Poderá contribuir para a discussão de iniciativas que auxiliam na a formação literária na biblioteca.