v. 14 (2018): Número especial de 45 anos
Edição Comemorativa de 45 anos

A trajetória da institucionalização do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Brasil

Bianca Lopes Siqueira
Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
Biografia
Elisa Campos Machado
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB). Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH). Unversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Biografia
Esther Hermes Lück
Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Biografia

Publicado 09-09-2018

Palavras-chave

  • Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas,
  • Políticas públicas,
  • Bibliotecas públicas.

Como Citar

Siqueira, B. L., Machado, E. C., & Lück, E. H. (2018). A trajetória da institucionalização do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14, 27–45. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1078

Resumo

Apresenta e discute a trajetória da institucionalização do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), a partir dos resultados de investigação aplicada, com objetivos descritivos, que lançou mão da técnica de levantamento bibliográfico e documental. Parte das origens do SNBP no Instituto Nacional do Livro (INL), passando pela sua efetiva institucionalização no ano de 1992, até os dias hoje dentro da administração direta do Ministério da Cultura (MinC). Finaliza apontando as dificuldade para sua manutenção e a necessidade de valorizar e fortalecer essa instituição, reconhecida no campo da Biblioteconomia como uma das poucas políticas públicas governamentais.