v. 14 n. 3 (2018)
Artigos

Africanizando os acervos: política de gestão de acervos para bibliotecas especializadas na temática afro-brasileira e africana

Graziela dos Santos Lima
Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestra em Gestão de Unidade de Informação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Bacharela em Biblioteconomia/Habilitação em Gestão da informação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Biografia
Franciéle Carneiro Garcês da Silva
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Biografia
Amabile Costa
Mestranda em Ciência da Informação - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Graduada em Biblioteconomia/Habilitação Gestão da Informação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Ex-Bolsista de extensão no Projeto Biblioteca de Referência (NEAB - UDESC) Ex-Bolsista voluntária de extensão no Programa Novos Horizontes: a universidade nos espaços de privação de liberdade
Biografia
Andreia Sousa da Silva
Mestranda em Ciência da Informação - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Graduação em Biblioteconomia/Habilitação em Gestão da informação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Biografia
Gisele Karine Santos de Souza
Graduanda em Biblioteconomia/Habilitação em Gestão da informação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Bolsista de Extensão no Projeto Biblioteca de Referência (NEAB-UDESC) Bolsista Voluntária de Extensão no Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (OPAAS)
Biografia

Publicado 28-09-2018

Palavras-chave

  • Biblioteca especializada. Política de Gestão de acervos. Temática Africana e Afro-brasileira.

Como Citar

Lima, G. dos S., Garcês da Silva, F. C., Costa, A., Silva, A. S. da, & Souza, G. K. S. de. (2018). Africanizando os acervos: política de gestão de acervos para bibliotecas especializadas na temática afro-brasileira e africana. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(3), 88–103. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1056

Resumo

Este artigo visa discutir a implementação de uma Política de Gestão de acervos de bibliotecas especializadas em Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB). Por meio de uma metodologia de cunho descritivo e bibliográfico, apresenta o resultado de análise realizada em sites e facebook de 159 Núcleos e Centros de Estudos visando à identificação de bibliotecas especializadas na temática afro. Como resultado, apresenta três bibliotecas especializadas encontradas sobre a temática africana e afro-brasileira vinculadas a NEABs e correlatos. Por fim, baseado no roteiro de elementos estabelecidos por Corrêa (2013), sugere a adoção de uma Política de Gestão de acervos de bibliotecas especializadas na temática Africana e Afro-brasileira para inserção em unidades informacionais.