Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Finalidade da RBBD: A Revista é o órgão oficial de comunicação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições- FEBAB e tem como finalidades: a) constituir-se em periódico especializado da área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e conhecimentos afins; b) ser um veículo noticioso e informativo de eventos e feitos de associações e de outras instituições ligados à área; e, c) preservar a memória profissional e constituir instrumento para análises futuras. Escopo da RBBD 1.1 Tipos de Colaborações 1. A primeira seção da RBBD é constituída de: a) artigos técnico-científicos, produtos de válida experiência profissional e de pesquisa; b) comunicações prévias ou informes posteriores de pesquisa; c) revisões de uma área ou assunto, em uma determinada época ou anual; d) comunicações de natureza descritiva de cunho profissional, sobre processos, atividades, serviços, programas,dentre outros, relevantes e inovadoras; e, e) ensaios, documentários de uma época, de uma instituição, de um movimento biblioteconômico, etc. f) sistematizações, roteiros, modelos, etc. com fins didáticos; g) monografias (resumidas) de estudantes , consideradas de alto nível e de interesse para a área; e, h) traduções, imprescindíveis para a democratização de textos considerados de relevância para a área. 1.2 Outras seções: a) Legislação: normas e padronizações ( leis, decretos, portarias, etc.) , seguida de ementa e resumo, sempre que necessário; b) Reportagem e entrevista: pessoas e fatos em evidência de interesse ao fascículo em foco; c) Noticiário: notícias e informes diversos sobre as associações estaduais e regionais, conselhos, grupos de trabalho, organismos nacionais e internacionais, congressos, cursos e outros; d) Resenhas: de documentos considerados de relevância para a área e conhecimentos afins, conforme normas próprias da RBBD; e) Fontes de interesse para a área e de conhecimentos afins, em forma de links. 1.3 Escolha da matéria dos fascículos: A matéria da revista será encomendada a critério do editor e obedecendo planejamento anual.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Márcia Palhares
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Notas e Registros

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O Editor faz uma pré-análise do material enviado, qualificando-o ou não, num primeiro momento, para publicação. Passando pela primeira fase de julgamento, o artigo será submetido à avaliação rigorosa de,ao menos, dois pareceristas.

As sugestões dos pareceristas serão encaminhadas ao autor principal/correspondente, para as providências necessárias.

Efetuadas as alterações, o autor deverá encaminhar a nova versão do trabalho para uma reavaliação por parte dos relatores.

O artigo só estará apto para publicação após avaliação final dos relatores

Textos em inglês, cujo autor principal não tenha esse idioma como língua mãe, assim como os Abstracts de trabalhos em português, deverão ser revisados por profissional habilitado para essa função.

A correção da prova final do trabalho, apontadas pelos Editores de Texto, antes da publicação, será feita pelos próprios autores. Nesta fase do processo, não mais serão aceitas modificações.

 

Periodicidade

Periodicidade: Semestral. A partir de 2018, com os 45 anos da RBBD, passaremos para a periodicidade quadrimestral (três fascículos por ano).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Revista de Biblioteconomia e Documentação - RBBD

A Revista Brasileira de Biblioteconomia Documentaçao – RBBD – (ISSN: 1980-6949) é uma publicação em acesso aberto, revisada por pares na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. É o órgão oficial de publicação da FEBAB.

 

Indexação

BASES DE DADOS

- BRAPCI: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação

- Google Acadêmico 


PORTAIS DE PERIÓDICOS

 

 

 

Qualis

Comunicação e Informação: B1

Interdisciplinar: B2

Psicologia: B3

Ciências Ambientais: B3

Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo: B4

Ensino: B4

Enfermagem: B4

Arquitetura, Urbanismo e Design: B5

Medicina Veterinária: B5

Educação : C